segunda-feira, 11 de abril de 2011

Módulo de Ambientação. Uma reflexão!


O módulo de ambientação online, foi uma agradável experiência, não tinha tido até agora nenhum tipo de experiência ao nível do e-Learning, pelo que tudo para mim surge como uma novidade. A minha experiência lectiva, apesar do uso intensivo de ferramentas informáticas, até ao momento nunca me tinha permitido explorar este mundo, no entanto confesso que estou a gostar.
O módulo de ambientação, foi no meu caso essencial, para perceber a dinâmica da interactividade que tal modelo lectivo pressupõe, perceber os tempos que são necessariamente diferentes do modelo lectivo tradicional, perceber as relações e padrões relacionais que se estabelecem entre professor/aluno, aluno/instituição e aluno/aluno, e usei o termo aluno, porque gosto do termo, não me fere, antes pelo contrário tem o seu quê de nostálgico.
O contrato de aprendizagem, é sem dúvida uma ferramenta marcante, foi a fundação ,sobre a qual iremos construir o mais vasto edifício, que culminará na conclusão bem sucedida, assim o espero, deste Mestrado. Até ao presente, a comunicação tem sido escorreita e prestável, não quero com isto dizer que não tenha tido um ou outro problema, prontamente resolvido, também o facto da mudança de instalações da instituição, influiu, como influem quaisquer mudanças no desempenho, no entanto, pela parte que me toca não experienciei nenhuma situação irresolúvel.
Confesso ter sido agradavelmente surpreendido, pois com a mente pejada, confesso, de preconceitos, logo assumi que iria ter pela frente uma grande «seca», facto que prontamente rectifiquei, a grácil e escorreita dinâmica do módulo abre perspectivas excelentes para o que aí virá em termos de uc’s, assim o espero.
Como também espero manter a entreajuda, entre colegas. Manter a entreajuda entre todos, que me parece ser uma das mais-valias importantes deste tipo de modelo lectivo, creio bem que sem uma sólida e verdadeira de missão de entreajuda, amizade e empenho, este modelo de ensino não funciona, mas isto sou eu a divagar!

Francisco Pereira
Mpeliano convertido

4 comentários:

  1. Francisco,

    É muito ver (ou ler) a franqueza com que assumes os "preconceitos" em relação ao elearnig. Estou certo que todos juntos contribuiremos para que a (re)conversão seja total e irreversível ,-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Correcção: "É muito BOM ver (ou ler)... em relação ao ELEARNING".

    Mania de não rever o que escrevo antes de publicar... a ter em atenção no futuro que nos espera ;-)

    ResponderExcluir
  3. Francisco,

    Uma achega: a palavra "estudante" também tem uma carga nostálgica enorme, e eu gosto tanto dela!

    Cumprimentos,

    SL

    ResponderExcluir
  4. Rui,

    Há uns anos atrás ninguém diria que eu poderia fazer este curso, pois (julgava eu) a comunicação presencial me parecia insubstituível. Depois de ter feito um curso sobre Moodle na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nunca mais pensei o mesmo e tornei-me um apaixonado das tecnologias de formação...

    ResponderExcluir