quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Cibercultura


A cibercultura é por força um produto da eterna necessidade de comunicar da humanidade, Lévy, refere um pouco esta ideia ao dizer que o homem da gravura rupestre, é o mesmo homem que envia a mensagem de correio electrónico e explora o ciberespaço. A cibercultura é o produto de um novo mundo, de um novo tipo de homem, talvez uma elite, Lévi chamou a essa elite um movimento jovem, culto e urbano, eu acrescentaria, financeiramente liberto dos grilhões da carência, logo com capacidade de despender recursos.
A esta capacidade, não será alheia a própria mutação cultural, das novas sociedades de consumo, onde a melhoria das condições de vida permitiu um mais lato gozo do ócio, saciadas as necessidades imediatas da sobrevivência, pode esse novo grupo, esse movimento jovem, consignar o seu desassossego próprio da idade a tarefas que congreguem as suas ideologias e ideários, talvez buscando-se através da busca do outro, como diz Lévi «…A cibercultura inventa uma outra forma de fazer advir a presença virtual do humano frente a si mesmo sem se impor pelo sentido.».
A cibercultura abre a porta a novas interpretações, a novos paradigmas estéticos, a arte também é cibercultura, Lévy diz que a cibercultura «…é uma mutação fundamental da própria essência da cultura.». Nesse sentido a cibercultura reinventa a cultura, pois é produto de várias culturas, que vão originar a cibercultura global. Presente até na educação, através do ensino à distância, que utiliza as capacidades técnicas do ciberespaço, a cibercultura reformula os velhos princípios do conhecimento, ou nas palavras de Lévy «…um novo estilo pedagógico que favorece a aprendizagem personalizada e colectiva em rede…».
No entanto a cibercultura também tem aspectos menos luminosos, o outro lado da força, o lado negro também é parte significativa e significante, enquanto signo perpétuo do dilema humano da moralidade versus imoralidade, a eterna dicotomia do homem imperfeito, indigno e dado a rasgos de generosidade extraordinários que por vezes são ofuscados pelo mais profundo egoísmo e indiferença, Lévi traduz isso muito bem quando acrescenta à definição de cibercultura a seguinte frase «A cibercultura dá forma a um novo tipo de universal, o universal sem totalidade.». Definição tanto mais extraordinária porque as clivagens, sociais, etárias e económicas condicionam o acesso participativo ao mundo da cibercultura, não esquecendo que os hackers e o cibercrime também são componentes da cibercultura.
Em resumo a cibercultura é um grande repositório da humanidade e dos seus valores, das suas maleitas e vícios, universal mas ainda não totalmente inclusiva a cibercultura é no dizer de Lévy «… um conjunto de técnicas, materiais e intelectuais, que se desenvolvem em conjunto com o ciberespaço».
A estonteante velocidade a que tudo se desenrola, leva esta nova realidade cultural, propiciada por avanços tecnológicos auspiciados pela descoberta do espaço sideral, leva a que Lévy diga sem pejo, «…a velocidade de transformação é uma constante paradoxal da cibercultura.». Numa clara evidência de que o que é hoje moderno é amanhã um produto obsoleto.

Francisco Pereira

 Bibliografia: Lévy, Pierre (1999), Cibercultura

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Grade Guru



GradeGuru é uma rede de partilha de conhecimento livre, onde os estudantes universitários podem compartilhar seus materiais de estudo, participar na aprendizagem colaborativa e receber feedback de outros estudantes.
http://www.gradeguru.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Modelos de Educação à Distância

 Modelos de Educação a Distância' 2011


Caros colegas, já temos mais uma uc no ar, isto não está nada fácil!


«Olá a todos,grande sorriso
Bem-vindos a MED. Dá-se início hoje à uc de Modelos de Ensino a Distância da qual sou a responsavel. a uc inicia-se com a atividade zero. Só após a sua resolução vos é proposto o Contrato de Aprendizagem (dia 26 de Abril).Fico à disposição para esclarecimentos no Fórum de Apoio da mesma.
Lina Morgado»
Fonte: http://www.moodle.univ-ab.pt Professora: Lina Morgado

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educação e Sociedade em Rede!


 Fonte:http://www.moodle.univ-ab.pt Professor: António Teixeira

 Já está disponível a nova uc!

«Espero e desejo que esta incursão pela experiência da reflexão fundadora sobre o mundo virtual seja frutífera e possa corresponder de algum modo às vossas expectativas e interesses. Nesta unidade curricular iremos procurar pensar em conjunto, de um modo tão inovador quanto nos for possível, sobre as grandes questões que a «reticularização» da sociedade contemporânea tem vindo a colocar à educação.»
Fonte:http://www.moodle.univ-ab.pt Professor: António Teixeira

sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL MPEL 2011



 Fonte: http://www.moodle.univ-ab.pt

 Está disponível a nova uc do Mestrado.
«O objectivo desta actividade é a de confrontar os estudantes com fontes primárias de trabalho científico dentro da temática em estudo, levando-os à compreensão não só dos conteúdos propostos mas também ao confronto com "papers", revisões de literatura, trabalhos empíricos, metodologias de pesquisa e análise de dados, bem como ao confronto com os processos típicos de apresentação de comunicações em encontros científicos que nesta UC simularemos através da recriação de um Simpósio Virtual.»
Fonte:http://www.moodle.univ-ab.pt


A tag desta uc é:cempel11

Já abriu o Forum de Constituição das Equipas!

Bom fim de semana

Nota: Colega se o teu blogue não está adicionado na lista deste blogue, manda-me o link.

Bom fim de semana

francisco



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Módulo de Ambientação. Uma reflexão!


O módulo de ambientação online, foi uma agradável experiência, não tinha tido até agora nenhum tipo de experiência ao nível do e-Learning, pelo que tudo para mim surge como uma novidade. A minha experiência lectiva, apesar do uso intensivo de ferramentas informáticas, até ao momento nunca me tinha permitido explorar este mundo, no entanto confesso que estou a gostar.
O módulo de ambientação, foi no meu caso essencial, para perceber a dinâmica da interactividade que tal modelo lectivo pressupõe, perceber os tempos que são necessariamente diferentes do modelo lectivo tradicional, perceber as relações e padrões relacionais que se estabelecem entre professor/aluno, aluno/instituição e aluno/aluno, e usei o termo aluno, porque gosto do termo, não me fere, antes pelo contrário tem o seu quê de nostálgico.
O contrato de aprendizagem, é sem dúvida uma ferramenta marcante, foi a fundação ,sobre a qual iremos construir o mais vasto edifício, que culminará na conclusão bem sucedida, assim o espero, deste Mestrado. Até ao presente, a comunicação tem sido escorreita e prestável, não quero com isto dizer que não tenha tido um ou outro problema, prontamente resolvido, também o facto da mudança de instalações da instituição, influiu, como influem quaisquer mudanças no desempenho, no entanto, pela parte que me toca não experienciei nenhuma situação irresolúvel.
Confesso ter sido agradavelmente surpreendido, pois com a mente pejada, confesso, de preconceitos, logo assumi que iria ter pela frente uma grande «seca», facto que prontamente rectifiquei, a grácil e escorreita dinâmica do módulo abre perspectivas excelentes para o que aí virá em termos de uc’s, assim o espero.
Como também espero manter a entreajuda, entre colegas. Manter a entreajuda entre todos, que me parece ser uma das mais-valias importantes deste tipo de modelo lectivo, creio bem que sem uma sólida e verdadeira de missão de entreajuda, amizade e empenho, este modelo de ensino não funciona, mas isto sou eu a divagar!

Francisco Pereira
Mpeliano convertido

sábado, 9 de abril de 2011

Boas Vindas

Bem Vindos

A este que será um espaço de partilha, um laboratório de ideias do Mestrado de Pedagogia do e-Learning