quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desenho de um curso online - Fundamentação Pedagógica


Fundamentação Pedagógica
No que concerne à abordagem pedagógica escolhida, optamos pela concepção Construtivista, a qual se preocupa com a construção do conhecimento do aluno, tendo em consideração as estruturas cognitivas e o meio histórico e social. Essa abordagem busca, contribuir para a construção de projectos educacionais que valorizem a cultura inicial do aluno, assim sendo a ideia é que o aluno vá construindo o seu conhecimento a partir da interacção com o meio (o browser e a sua utilização), resolvendo os problemas, (actividades propostas) que lhe vão sendo apresentados, para tal recorre aos conteúdos disponibilizados, à pesquisa, à auto-aprendizagem e como se disse anteriormente à solução de problemas. Nesse sentido escolheram-se actividades individuais e actividades em equipa.
O trabalho individual permite ao aluno uma reflexão sobre os materiais disponibilizados, apresentando produtos que revelem a sua visão crítica sobre as temáticas exploradas. Os fóruns permitem ao aluno de forma colaborativa partilhar as suas pesquisas e aproveitar as partilhas dos outros alunos para consolidar os seus conhecimentos.
O trabalho em equipa permite ao aluno reflectir sobre as estratégias e métodos do trabalho em equipa, reforçando desse modo a sua capacidade de mais facilmente se integrar em grupos de trabalho e ter a percepção da importância desse tipo de trabalho criando níveis de desempenho mais capazes implementando estratégias em que as reflexões e produtos apresentados sejam resultado das sinergias despertadas pelo trabalho colaborativo. As actividades escolhidas procuram complementar a pesquisa teórica e o trabalho prático sobre algumas matérias relacionadas com o browser. Na sua escolha influiu o facto de se procurar dar uma ideia o mais abrangente possível sobre a importância do browser, sobre o seu funcionamento e ameaças mais comuns.
Espera-se que o aluno consulte diariamente a página do curso para se inteirar sobre os desenvolvimentos e actividades do curso, na página Informação são publicadas todas as informações sobre as actividades e prazos que impendem sobre as mesmas bem como sobre o inicio e fim dos vários módulos. Todas as mensagens colocadas nos fóruns são enviadas de forma automática para os alunos, caso isso não se verifique o aluno deverá contactar o professor.
Tendo em conta que um curso online é um sistema tecnológico de comunicação bidireccional, onde a interacção pessoal entre o docente e o aluno, utiliza como meio preferencial os diversos recursos didácticos propiciados por ferramentas da internet é de extrema importância um apoio estruturado e bem organizado que permita uma aprendizagem flexível aos alunos. De acordo com essa abordagem o papel do professor, terá de ser o de um agente motivador, que ajude o aluno a enfrentar as necessidades que o estudo à distância implica, terá de possuir a capacidade de ajudar a superar eventuais dificuldades, comunicativo, formulando perguntas e dando retorno da informação de molde a corrigir as tarefas sugerindo novas abordagens, bem como total disponibilidade.
No que toca ao papel do aluno, espera-se que deixe de ser um receptor passivo passando a ser também um agente da aprendizagem, que seja capaz de pesquisar por si o conhecimento de que necessita, sendo responsável pelo seu próprio processo de aquisição de conhecimento e de aprendizagem. É essencial que o aluno se sinta valorizado quanto às suas competências, valorizado por si, pelos colegas e pelo professor e que de forma pragmática saiba gerir o seu tempo e respeitar os tempos de realização das tarefas.
Por último, uma das vertentes essenciais será o feedback. Os pontos de feedback são definidos como estratégia motivadora do aluno de forma individual bem como de toda a turma. Assim o feedback será dado em relação a cada actividade para a turma, procurando colmatar hipotéticas lacunas de falta de compreensão das tarefas a desempenhar e daquilo que se espera que os alunos atinjam. De forma directa o feedback individual pretende estimular o aluno e motivar a sua aprendizagem, para que de forma satisfatória apreenda o objecto de estudo.

Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário