Fundamentação
Pedagógica
No que concerne à abordagem pedagógica
escolhida, optamos pela concepção Construtivista, a qual se preocupa com a
construção do conhecimento do aluno, tendo em consideração as estruturas
cognitivas e o meio histórico e social. Essa abordagem busca, contribuir para a
construção de projectos educacionais que valorizem a cultura inicial do aluno,
assim sendo a ideia é que o aluno vá construindo o seu conhecimento a partir da
interacção com o meio (o browser e a sua utilização), resolvendo os problemas,
(actividades propostas) que lhe vão sendo apresentados, para tal recorre aos conteúdos
disponibilizados, à pesquisa, à auto-aprendizagem e como se disse anteriormente
à solução de problemas. Nesse sentido escolheram-se actividades individuais e
actividades em equipa.
O trabalho individual permite ao aluno uma
reflexão sobre os materiais disponibilizados, apresentando produtos que revelem
a sua visão crítica sobre as temáticas exploradas. Os fóruns permitem ao aluno
de forma colaborativa partilhar as suas pesquisas e aproveitar as partilhas dos
outros alunos para consolidar os seus conhecimentos.
O trabalho em equipa permite ao aluno
reflectir sobre as estratégias e métodos do trabalho em equipa, reforçando
desse modo a sua capacidade de mais facilmente se integrar em grupos de
trabalho e ter a percepção da importância desse tipo de trabalho criando níveis
de desempenho mais capazes implementando estratégias em que as reflexões e
produtos apresentados sejam resultado das sinergias despertadas pelo trabalho
colaborativo. As actividades escolhidas procuram complementar a
pesquisa teórica e o trabalho prático sobre algumas matérias relacionadas com o
browser. Na sua escolha influiu o facto de se procurar dar uma ideia o mais
abrangente possível sobre a importância do browser, sobre o seu funcionamento e
ameaças mais comuns.
Espera-se que o aluno consulte diariamente a
página do curso para se inteirar sobre os desenvolvimentos e actividades do
curso, na página Informação são publicadas todas as informações sobre as
actividades e prazos que impendem sobre as mesmas bem como sobre o inicio e fim
dos vários módulos. Todas as mensagens colocadas nos fóruns são enviadas de
forma automática para os alunos, caso isso não se verifique o aluno deverá
contactar o professor.
Tendo em conta que um curso online é um
sistema tecnológico de comunicação bidireccional, onde a interacção pessoal
entre o docente e o aluno, utiliza como meio preferencial os diversos recursos didácticos
propiciados por ferramentas da internet é de extrema importância um apoio estruturado
e bem organizado que permita uma aprendizagem flexível aos alunos. De acordo com
essa abordagem o papel do professor, terá de ser o de um agente motivador, que
ajude o aluno a enfrentar as necessidades que o estudo à distância implica,
terá de possuir a capacidade de ajudar a superar eventuais dificuldades,
comunicativo, formulando perguntas e dando retorno da informação de molde a
corrigir as tarefas sugerindo novas abordagens, bem como total disponibilidade.
No que toca ao papel do aluno, espera-se que deixe
de ser um receptor passivo passando a ser também um agente da aprendizagem, que
seja capaz de pesquisar por si o conhecimento de que necessita, sendo
responsável pelo seu próprio processo de aquisição de conhecimento e de
aprendizagem. É essencial que o aluno se sinta valorizado quanto às suas
competências, valorizado por si, pelos colegas e pelo professor e que de forma
pragmática saiba gerir o seu tempo e respeitar os tempos de realização das
tarefas.
Por último, uma das vertentes essenciais será
o feedback. Os pontos de feedback são definidos como estratégia motivadora do
aluno de forma individual bem como de toda a turma. Assim o feedback será dado
em relação a cada actividade para a turma, procurando colmatar hipotéticas
lacunas de falta de compreensão das tarefas a desempenhar e daquilo que se
espera que os alunos atinjam. De forma directa o feedback individual pretende
estimular o aluno e motivar a sua aprendizagem, para que de forma satisfatória
apreenda o objecto de estudo.
Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário