quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A lista do Twitter!




A lista escolhida, está directamente ligada à minha área profissional, prendem-me a algumas das escolhas relações de amizade alicerçadas há uma década, quando eram infinitamente poucos os que se preocupavam com as várias nuances da segurança da internet, ainda hoje o panorama não será o que efectivamente deveria ser, ainda assim é muito melhor do que há dez anos.
As contas pessoais escolhidas, são de profissionais de excelência. Por exemplo Tito de Morais, responsável pelo projecto Miudossegurosna.net além de meu amigo há uns bons dez anos é um dos pioneiros da necessidade da implementação de políticas de Educação, que nas escolas e desde bem cedo, promovam uma mais saudável utilização das ferramentas informáticas nomeadamente da Internet.
O David Sopas é um profissional dedicado da área da segurança informática, com quem se pode aprender imenso. Outras referências de contas twitter institucionais foram escolhidas por serem instituições credíveis e de referência neste campo do saber, sendo que indirectamente me orgulho de ter participado nalgumas delas.
De um ponto de vista mais formal, as escolhas, obedecem a critérios de credibilidade e profissionalismo, bem como a critérios de mostra daquilo que é mais relevante e daquilo que se está em causa, quando se fala de «Segurança da Internet», ao contrário do lado mais propalado e menos conhecido da arquitectura informática, das redes e do processo de computação, existem outras áreas que tem que ver essencialmente com os utilizadores e as utilizações da internet, e os perigos dessas utilizações, nem a propósito esta semana, duas colegas do mestrado viram as suas contas de correio electrónico contaminadas, o que é revelador do muito trabalho que esta área requer em termos educativos.
Se como noutra UC se discute a necessidade de uma pedagogia própria para o eLearnming, chamar-lhe-emos uma ePedagogia, não é menos verdade que é necessária uma Pedagogia de segurança online, existem já experiencias interessantes ao nível do pré-escolar e do 1º Ciclo, importa continuar, ao divulgar esta lista, espero contribuir um pouco para essa consciencialização.

Francisco Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário