quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Códigos QR - Uma reflexão!


 Código QR deste blogue
 
Nesta actividade de m-learning falamos de códigos QR, gostei que este tema tivesse sido trazido para a actividade, apesar de estar familiarizado com algumas das características desta forma mais avançada do velhinho código de barras. Por força da minha actividade de formação na área da segurança da internet, os códigos QR fazem normalmente parte do esquema das apresentações. Ainda assim indo à plataforma m-moodle, foi possível através da leitura dos post dos colegas e da professora ficar a saber um pouco mais sobre os códigos QR e da sua importância na vertente ensino.
Na presente actividade falhei algumas das tarefas, porque não tive de todo tempo para as concluir, no entanto, posso perfeitamente fazer uma reflexão sobre os códigos QR, baseando-me em conhecimentos anteriormente adquiridos, os Códigos QR, tem visto uma grande amplitude de utilizações no que concerne à aplicação no ensino, por exemplo nos EUA a General Dynamics LandWarNet School sedeada em Fort Gordon está a utilizar os códigos QR para ajudar a treinar soldados na sua aprendizagem sobre especialidades militares como, os sistemas de comunicações por satélite e sistemas de transmissão de múltiplos canais. Os soldados usam um telemóvel Motorola Zoom Android para digitalizar os códigos QR, tendo dessa forma acesso a manuais e materiais aprendizagem.
No caso da educação mais tradicional, não apenas m-learning, os códigos QR, tem potencialidades extraordinárias que podemos explorar em contextos de ensino, o que os torna uma extraordinária ferramenta, que estou em crer muito contribuirá para a descoberta de novas possibilidades de transmitir conhecimentos. Consultem este endereço, http://www.eatsleepteach.com/2010/06/handheld-learning-beyond-the-classroom/,  que pode ser um bom ponto de partida para descobrir este novo mundo de potencialidades que os códigos QR trazem.

Francisco

Um comentário:

  1. Olá, Francisco. Este teu post tinha passado despercebido mas compreendo-o agora melhor. Acho-o muito interessante e demonstrativo da imnportância (ou da aplicabilidade) dos códigos QR. Abraço!

    ResponderExcluir