terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os sistemas móveis e a Segurança!

Fonte da imagem: http://www.thedigitalbus.com/holiday-sales-of-mobile-devices-will-be-huge/

Tal como na contraparte informática, mais tradicional, digamos assim, também nos sistemas móveis a questão da privacidade e segurança está um pouco esquecida, esquecida desde logo pelos utilizadores que deslumbrados pelas maravilhas tecnológicas esquecem as implicações em termos de segurança, que as suas acções podem espoletar, esquecidas por fabricantes e empresas de software, mais preocupadas em garantir quotas de mercado dando aos consumidores aquilo que estes pretendem, mais depressa, com mais qualidade e mais bonito.
Neste segmento sabe-se por vários estudos que entre 50% a 90% dos apps utilizados não utilizam qualquer sistema de encriptação nem de comunicação segura, apesar de ser simples ter conexões relativamente seguras através de protocolos SSL, parece não ser uma preocupação, pelo menos parecia dado que empresas como a Symantec e a F-Secure, apresentaram recentemente suites de segurança para aplicativos móveis.
Os fabricantes, já alertados para o crescente crescimento dos vírus que afectam os sistemas móveis, apesar de um começo tímido, desenvolvem actualmente denodados esforços para garantir actualizações de segurança, ferramentas de protecção e software actualizado para os dispositivos móveis. As insuficiências de segurança do sistema Bluetooth, aconselham a uma criteriosa utilização dessa ferramenta.
Resumindo, não ter consciência enquanto utilizador dos elevados riscos que se correm na utilização sem cuidado dos sistemas móveis, é meio caminho para a desgraça. Sistemas com por exemplo o Android são alvo de tentativas diárias de malware e esquemas fraudulentos. Utilize os sistemas com bom senso e com cautela, eles existem para facilitar as tarefas, mas em termos da segurança não devemos facilitar.

Francisco Pereira   

Nenhum comentário:

Postar um comentário