Nesta actividade da unidade
aprendizagem de Ambientes Virtuais, exploramos mais potencialidades dos
dispositivos móveis, e a sua aplicabilidade num contexto educativo,
nomeadamente a vertente dos podcast e do vídeo. A ferramenta Blaving, é uma óptima
ferramenta para de forma colaborativa elaborar e partilhar conteúdos.
Esta actividade parece-me
enriquecedora pelo facto de nos abrir novas perspectivas de comunicação e a sua
mais valia é sem dúvida o fácil transporte dos dispositivos usados, que nos
permite em locais incomuns poder desempenhar as tarefas que temos para fazer, o
que num contexto educativo nos leva a novas etapas sobre o acto de educar. Os
seus pontos fortes são claramente a mobilidade, a portabilidade e a capacidade
de nos colocarem num patamar de conectividade único, o que torna a sua
utilização mais facilitada. Creio que é um método a utilizar com ponderação, e
que se bem estruturado pode ser uma excelente mais-valia que complementa favoravelmente
métodos educativos mais tradicionais, devendo a sua utilização ser aconselhada
e mais difundida.
Não existe bela sem senão, adágio
que neste caso bem se aplica aos dispositivos móveis, este tipo de equipamentos
enfrenta vários problemas de ordem técnica e outros que bem podem obstar a que
a sua utilização num contexto mais profissional seja dificultado. Desde logo
uma questão financeira, objectivamente falando, são caros, o dispêndio de duas,
três ou mais centenas de Euros num gadget tecnológico não está ao alcance de
todos, logo, qualquer iniciativa que promova a utilização deste tipo de
dispositivos, tem de levar essa questão em consideração.
Outro dos problemas é a
conectividade, dado que as redes das operadoras e dos ISP, em Portugal ainda
apresentam problemas de cobertura, facto que não se coloca nos grandes centros
urbanos mas é uma realidade no interior, cada vez menor claro está dado que as
operadoras tem feito algum esforço nesse sentido, no entanto essa é ainda uma
realidade a também ter em linha de conta.
Por último, as questões da
segurança, tal como todos os outros equipamentos informáticos, também os
dispositivos móveis, sofrem a violência da pirataria, neste caso com particular
incidência do malware para dispositivos móveis, smartphones, tablets e por aí
adiante, não deveremos descurar esta vertente, e a utilização parcimoniosa e consciente
deste tipo de equipamentos deverá ser equacionada e ensinada, num contexto
educativo em que se pretendem utilizar os dispositivos móveis, não esquecer que
vivemos num tempo onde podemos infectar um computador através da bateria ou
infectar um sistema através de uma impressora multifunção.
Em suma, apesar de alguns pontos
críticos que convém ter em conta ao desenhar uma actividade educativa
utilizando este tipo de equipamentos, é de crer que a sua utilização seja uma
excelente mais-valia para levar mais longe o processo de educar, exista para
tal vontade de quem de direito para colocar em prática um método que me parece
excelente.
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