quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O meu PLE



O meu PLE
O meu PLE está construído, de modo a que exista uma ligação permanente e actualizada das informações e do trabalho que vou produzindo, a um corpo inicial de ferramentas de pesquisa, online e offline, junto várias ferramentas Web 2.0, para publicação, aproveitando comentários e sugestões para a melhoria dos trabalhos e ou explorar outras abordagens aos problemas e ou questões que vão surgindo.
No capítulo da produção de materiais, utilizo ferramentas de software livre, não desprezando claro está o software do SO Windows, apesar de alguma experiência em Mac, não estou muito à vontade nesse SO. Utilizo o correio electrónico como ferramenta prioritária, dado que respondo a dezenas de solicitações diárias sobre questões de segurança da Internet, de feedback e comunicação, apesar de o Twitter e o Facebook também me fornecerem muita informação e interacção com os utilizadores dos conteúdos que vou produzindo.
Por norma está sempre disponível uma hiperligação pública com uma linha cronológica da produção de matérias o que permite aos potenciais interessados a consulta a tudo o que vou produzindo, materializada na ferramenta Memolane.
Recentemente descobri a ferramenta Edu.Symbaloo, que me permitiu criar uma forma muito interessante de PLE, que posso partilhar através de hiperligação. Entre as ferramentas clássicas de pesquisa, motores de busca, utilizo também alguns repositórios de informação.
Concluindo, a utilização das diversas ferramentas mostradas no gráfico, permite optimizar recursos e fazer um percurso de aprendizagem e partilha de conhecimentos, centrado numa área específica que é a segurança informática, o meu PLE é percorrido por inúmeros caminhos de comunicação e partilha de conhecimentos, porque numa comunidade pequena, é a partilha que faz a diferença, e o percurso de aprendizagem é conseguido com  as estruturas de comunicação que nos interligam para melhor e mais facilmente partilharmos os nossos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário